Resumo

O presente estudo descritivo objetivou verificar, junto a alunos do Ensino Médio, os conteúdos que estudaram e vivenciaram nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental e sua aplicação no cotidiano. Como instrumento de medida, foi aplicado um questionário a 57 alunos matriculados no Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Maringá (PR), sendo 23 do sexo feminino e 34 do sexo masculino. As questões versaram sobre tempo de estudo na escola, conteúdos estudados na Educação Física escolar no Ensino Fundamental, importância e aplicação desses conteúdos no cotidiano. Verificou-se que os conteúdos estudados foram quase que totalmente esportivos, com a predominância da prática pela prátic a, e que, de forma geral, efetivamente não são utilizados no dia a dia dos alunos. A partir dos dados obtidos, à luz dos autores da área, foram elaboradas possibilidades pedagógicas para o trato dos conteúdos esportivos nas aulas de Educação Física, com a intenção de auxiliar na legitimação desse componente curricular.

Acessar