Resumo

O presente estudo teve como objetivo discutir a formação continuada em serviço promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal, em especial, sobre os pressupostos da Educação Inclusiva na Educação Física Escolar no período de 2014 até 2016. Esta pesquisa delineia, como objetivos específicos, a apresentação da trajetória de inserção da temática na formação continuada em serviço para professores de Educação Física e a identificação da concepção de inclusão expressa pelos professores. O fundamento epistemológico deste estudo tem por base a multirreferencialidade (BARBOSA, 1998) e como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa a partir do estudo de caso (YIN, 2001). As fontes documentais utilizadas neste estudo consistiram na análise da avaliação anual da formação continuada em serviço produzida pela equipe de professores-formadores, e por um questionário semiestruturado respondido pelos professores participantes, assim como observações realizadas pelo pesquisador durante a formação. Os professores apresentaram uma concepção de inclusão por meio da análise do discurso (PÊCHEUX, 1988) percebendo a inclusão na Educação Física numa perspectiva voltada para a deficiência. Este estudo considera que a formação continuada em serviço para os professores de Educação Física foi um importante lócus de pesquisa sobre formação docente e que a temática da inclusão se tornou sistemática dentro do calendário anual da formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal.

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