Educação Física Escolar: Inclusão, Equidade e Competição - Conceitos e Ações

Por: Bruno Baltazar dos Reis Gomes e Cláudio Luiz Neves Júnior.

Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais - v.9 - n.1 - 2013

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Resumo

As competições, sempre estão presentes nas nossas vidas e a inclusão do deficiente nas competições é um desafio. Os objetivos desse estudo são: analisar se o deficiente tem oportunidade de participar de jogos e competições representando sua escola, avaliar o conhecimento dos professores de educação física sobre o termo equidade e quantificar segundo os mesmos a participação de alunos deficientes em competições livres e para deficientes. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado aplicado aos professores de educação física efetivos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e que atuam no mínimo há 1 ano na cidade de Araxá – MG. A análise estatística das respostas ao questionário permitiu observar que os professores tem conhecimento sobre o que significa equidade, mas não procuram participar de competições específicas para deficientes e que a equidade não é adotada na formação das equipes que representam suas escolas.

Endereço: http://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/415

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