Educação Física Escolar, Lazer e Jogos Desportivos Coletivos: Experiência no Ensino Médio

Por: Jederson Garbin Tenório.

159 páginas. 2018 21/02/2018

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Resumo

O presente estudo teve como objetivos: 1) realizar um levantamento bibliográfico sobre a Educação Física (EF) escolar, cultura, jogos desportivos coletivos (JDC) e educação para o lazer e 2) analisar a eficácia de uma experiência pedagógica de educação para o lazer tendo como conteúdo os JDC. As aulas de EF no Ensino Médio, geralmente apresentam alguns problemas pertinentes, tais como conteúdos repetitivos, aulas sem intervenção e conteúdos esportivizados. Além disso, a maioria dos adolescentes não apresentam o mesmo ânimo em relação a participação em aulas que utilizam o esporte coletivo. Como percurso metodológico, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, sendo este um estudo qualitativo. O levantamento teórico sobre os temas EF, educação para o lazer, experiência pedagógica, Jogos Desportivos Coletivos e cultura foi realizado a partir da base de dados Scielo, do google acadêmico e da biblioteca da UNIMEP. Na segunda fase da pesquisa, realizamos a pesquisa de campo, de tipo participante, em que foram realizadas ações pedagógicas junto a alunos do Ensino Médio, com foco na educação para o lazer. Como técnicas de pesquisa, foram utilizadas anotações em diário de campo decorrentes de observações e questionário. Como resultado consideramos que o ensino sistêmico dos JDC possui uma interface com a educação para o lazer e o referencial cultural, podendo auxiliar na minimização de problemas existentes nas aulas de EF como exclusão, desânimo, individualismo, falta de aprendizagem, competição exacerbada. Pudemos observar durante as aulas uma forma de relação entre os alunos movida em torno dos mais habilidosos, que aos poucos foi se diluindo com as ações pedagógicas realizadas. Os alunos consideraram que as aulas propostas eram diferentes do que estavam acostumados, divertidas e menos excludentes. A pesquisa colaborou para demonstrar a relevância de ações pedagógicas no Ensino Médio a se considerar: a) o contexto cultural dos educandos; b) a valorização de atividades que exploram o componente lúdico; c) diferentes experiências na esfera da cultura corporal de movimento; d) o ensino sistêmico dos Jogos Desportivos Coletivos na aprendizagem de uma modalidade esportiva e e) incentivar os alunos a serem praticantes e espectadores dos esportes. É possível considerar que a educação para o lazer não possa ser exclusivamente uma educação para o “futuro”, mas um tempo/espaço vivenciado no presente, em um ambiente de aprendizagem que contribua para desenvolver o interesse dos alunos pelos conteúdos do lazer.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1750

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