Educação Física Escolar no Ensino Médio: a Musculação em Evidência

Por: Claudio Aparecido de Sousa, , Uirá de Siqueira Farias e Valdilene Aline Nogueira.

REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física tem se tornado um componente curricular que estimula a formação da cidadania dos jovens que estão no Ensino Médio. Nesse sentido, o principal objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica em que o docente proporcionou vivências, discussões e reflexões sobre a prática de musculação aos estudantes do 1º ano desse ciclo de escolarização, durante um bimestre letivo, em uma escola federal de nível técnico, localizada na zona norte de São Paulo. Os estudantes realizaram leitura de artigos científicos, vivenciaram diferentes exercícios de musculação em uma academia localizada dentro da escola, fizeram pesquisas sobre os valores que as academias cobram e a qualidade dos espaços públicos de lazer no seu bairro e, para finalizar, produziram o seu próprio treino. Todas as atividades desenvolvidas proporcionaram aos jovens conhecimentos relevantes para que eles desenvolvessem autonomia e consciência crítica sobre os temas relacionados com essa prática corporal.

Endereço: https://www.rebescolar.com/conpefe/EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA-ESCOLAR-NO-ENSINO-M%C3%89DIO%3A-A-MUSCULA%C3%87%C3%83O-EM-EVID%C3%8ANCIA/9--2018---MAR--AIII--VIII/c5405750-b229-49a4-9218-13cee096c824

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.