Resumo

A EF é uma disciplina curricular obrigatória em todo o ensino médio, portanto deve ser oferecida e desenvolvida, de forma adequada, em todas as escolas e para todos os alunos nelas matriculados. Pouco tem se visto nos diversos âmbitos de discussão da EF a respeito da participação do deficiente físico nas aulas regulares de educação física. O objetivo deste trabalho foi desvelar a participação de um aluno com deficiência física em aulas de EF numa escola pública na cidade de Piracicaba. Foram realizadas observações em aulas de EF as quais eram ministradas pela professora de sala de aula, e feitas as descrições do decorrer da aula, com ênfase na participação do aluno. Aanálise de dados foi feita a partir das descrições levantando os aspectos referentes a participação do aluno na atividade. Concluímos que a participação do aluno na atividade era de certa restrita se comparada com a participação dos demais. Acreditamos na necessidade de haver mais pesquisas que discutam a EF escolar com relação ao deficiente físico, visto que é neste campo que ele se torna "especial", pois na sala de aula o seu desempenho é coerente com seu desenvolvimento, não sendo afetado, de certo modo, pela sua deficiência.