Educação Fisica Escolar: o Lado Oculto das Ausencias as Aulas

Por: Miriam Pascoal Ramos.

1992 18/12/1992

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Resumo

A presente pesquisa tem como tema central a Educação Física Escolar e a problemática que envolve as aulas deste componente curricular. Mais especificamente, o objetivo central da pesquisa é conhecer as causas reais da baixa freqüência dos alunos às aulas de Educação Física nas escolas de 2o grau da rede estadual de Campinas, SP. Para a consecução do objetivo proposto optou-se pela combinação de pesquisa documental, bibliográfica e exploratória na medida em que buscou-se descrever as causas das ausências às aulas de Educação Física a partir da percepção de alunos e professores que a vivenciam. Os dados da percepção de professores e alunos foram obtidos diretamente pelo pesquisador através de questionário com questões abertas e fechadas. Todos os professores de Educação Física em atuação no 2o grau no ano da pesquisa e 1303 alunos sorteados aleatoriamente, fizeram parte da amostra. Os dados obtidos tiveram tratamento estatístico e computacional. Os resultados da pesquisa apontam para um alto índice de abstenções da prática da Educação Física nas escolas de 2o grau das quatro Delegacias de Ensino de Campinas, ou seja, apenas 41.6% dos alunos disseram freqüentar regularmente as aulas. As ausências são determinadas oficialmente pelos motivos legais: trabalho, doença, idade, prole, serviço militar, os quais, encobrem outros motivos ocultos à primeira vista. Dentre os motivos ocultos estão os problemas estruturais da escola e os problemas de ordem didático-metodológica que envolvem a parte pedagógica da escola e se resumem na maneira de ser e agir dos professores 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000062610&opt=1

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