Educação Física Escolar Orientada Por Objetivos Progressivos

Por: Bárbara Baciega, Clayds Zwing Serrano Grimal-di e Hugo Nunes da Silva.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.3 - 2006

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Resumo

O Brasil é um país marcado pela pluralidade cultural e de tendências pedagógicas para a Educação Física (EF) escolar e que se encontra num momento em que sínteses possíveis entre aspectos das diferentes tendências podem ser úteis no sentido de auxiliar o professor de EF na organização do seu planejamento para o ensino. O objetivo deste trabalho é apresentar objetivos organizados progressivamente para a escolarização, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, tendo em perspectiva a formação de alunos que possuam as habilidades motoras fundamentais desenvolvidas, conhecimento e vivência de um amplo repertório de práticas corporais permeadas pelo respeito à diversidade cultural, que propiciem a seleção de atividades que serão incorporadas a um estilo de vida ativo para o qual serão orientados e estimulados, conhecimento da estrutura e dinâmica corporais humanas capazes de autogerir ou se mostrarem “consumidores” esclarecidos de práticas voltadas à busca e manutenção de níveis desejáveis de saúde, tendo como pano de fundo a valorização da autonomia humana. A análise documental da proposta da National Association for Sport and Physical Education (NASPE) serviu como ponto de referência por evidenciar clareza e estruturação de progressividade de objetivos por ciclos de escolarização coerentes com os objetivos da EF escolar aqui mencionados. Espera-se que a apresentação sistematizada de objetivos educacionais possa contribuir para que o professor seja levado a refletir sobre a evolução de seu trabalho, o que pode via a facilitar a avaliação da eficácia do ensino pela instituição escolar, alunos, pais e pelo próprio professor.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/708/713

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