Educação Física Escolar e os Conteúdos Utilitário e Acessório

Por: Odílio F. A. Pereira.

I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Inspirado na proposta da Educação Física como fator de promoção da saúde, defendida por alguns autores, estudamos o conteúdo cognitivo dos programas de Educação Física escolar das escolas de primeiro e segundo graus das redes pública e privada do Grande Rio, utilizando-se para isto, da coleta de provas teóricas dessa disciplina. Este estudo tem o objetivo de mapear o conteúdo cognitivo dos programas escolares, estabelecendo categorias que variam desde a simples memorização de regras até a análise de fatores relacionados com a aptidão física e promoção da saúde em seus aspectos físico, mental e social, classifi-cando-os em conteúdo utilitário e acessório. Foi denominado conteúdo utilitário todo aquele capaz de contribuir com informações que pudessem vir a ser utilizadas na promoção da saúde e no bem estar da coletividade, e denominado conteúdo acessório todo aquele capaz de ser obtido pelos mais diversos meios de informação e que não contribuem diretamente para a promoção da saúde e bem estar da coletividade. O estudo acima proposto visa contribuir para uma reflexão sobre o papel da Educação Física Escolar na sociedade atual diante dos programas atualmente utilizados para o ensino dessa disciplina.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.