Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses

Por: e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.28 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo apresenta alguns aspectos da dinâmica histórico-cultural da arte do circo, destacando os acontecimentos que foram fundamentais para sua aproximação à educação física. Nossos argumentos ressaltam as atividades circenses como parte importante da cultura corporal e saem em defesa da sua inclusão nas aulas de educação física escolar. Para ilustrar o processo didático-pedagógico que estamos pesquisando e aplicando, descrevemos diversas atividades malabarísticas que compõem um bloco de oito aulas para alunos de primeira e/ou segunda série do primeiro grau (educação fundamental). Esperamos contribuir para a elaboração de uma pedagogia das atividades circenses e modificar a hegemonia da transmissão oral que ainda é a forma mais usual na propagação desses saberes.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/63

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.