Educação Física Escolar: a Perspectiva de Alunas do Ensino Fundamental

Por: Marlene T. Facco Liz e .

Motriz - v.9 - n.3 - 2003

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é descrever a perspectiva que possuem da disciplina Educação Física, sob o ponto de vista de suas atitudes, alunas de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, considerando os seguintes aspectos: gosto pelas aulas, importância atribuída à disciplina, benefícios percebidos, preferências, opinião com relação à obrigatoriedade e outros. Questionário compreendendo questões abertas e fechadas foi aplicado a uma amostra de 151 alunas do sexo feminino. A Educação Física é fortemente associada ao esporte, mas as dimensões do lúdico, do movimento e da competição parecem ser mais importantes do que os conteúdos específicos. Os benefícios percebidos incidem prioritariamente sobre o desenvolvimento corporal. O esporte é percebido, simultaneamente, como conteúdo de que mais gostam e menos gostam. Conclui-se que as alunas percebem as peculiaridades e ambigüidades da Educação Física e possuem atitude favorável com relação a ela – ao menos no plano do gosto em participar das aulas. Palavras-chave: Educação Física Escolar, atitudes, adolescência

Endereço: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/08MBetti.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.