Educação Física Escolar: (re) Vendo os Pressupostos e a Prática Pedagógica

Por: Flávia Baccin Fiorante.

130 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho busca identificar a prática pedagógica dos professores de Educação Física de 1ª à 4ª série das escolas de Ensino Fundamental do município de Serra Negra, interior do estado de São Paulo. Objetiva pesquisar se o processo de mudanças, transformações e o surgimento de tendências ocorridas na década de 80 contribuíram para uma melhoria no que se refere à ação pedagógica dos professores de Educação Física do universo deste estudo. Inicialmente, o procedimento metodológico foi caracterizado por uma pesquisa bibliográfica sobre as influências e tendências norteadoras da Educação Física Brasileira de 1889 até final da década de 70, uma reflexão sobre as tendências que surgiram após a década de 80 e também um referencial sobre escritores que se preocuparam em salientar a prática pedagógica dos professores de Educação Física no interior da escola. A metodologia proposta foi de abordagem qualitativa, composta de uma ficha cadastro, uma entrevista semi- estruturada e a observação das aulas, proposta por LUDKE e ANDRÉ (1986). O universo inicial era de nove escolas e nove professores, mas ao estabelecermos critérios, o número foi reduzido para quatro escolas estaduais e quatro professores. Para a coleta de dados foi feita uma entrevista e foram observadas, em média, quatro a cinco aulas de cada série de cada professor. Após este momento, podemos considerar que há coerência entre o discurso ouvido na entrevista e a observação das aulas, porém, existe pouca variação de atividades de uma série para outra. Mesmo de uma forma minimizada parece existir resquícios de atitudes militaristas no cotidiano das aulas, a partir de ações que privilegiam disciplina, passividade, obediência, submissão e falta de autonomia por parte dos alunos, como também de uma certa predominância da tendência desenvolvimentista. Uma outra questão é que os professores pesquisados pareciam não estar atualizados com as novas produções literárias da área, talvez pela falta de interesse, pelos baixos salários ou pela formação profissional desqualificada. Vale destacar que o estudo nos levou a refletir que não há uma ou outra tendência que deva ser elucidada, mas que haja possibilidade de ações conjuntas visando a contribuir para a ação pedagógica do professor.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=771&listaDetalhes%5B%5D=771&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.