Resumo

A discussão sobre quais conteúdos devem receber um tratamento pedagógico na educação física escolar se mostra atual e pertinente. O jogo, o esporte, a ginástica, a dança e a luta constam de forma mais frequente em documentos e propostas curriculares, entretanto ainda persiste o debate sobre o que abordar em cada um destes elementos pertencentes à cultura corporal de movimento. Assim, o objetivo deste estudo foi apresentar uma proposta de classificação dos conteúdos jogo, esporte, ginástica, dança e luta para serem tratados na educação física escolar, com o propósito de auxiliar o professor na organização dos mesmos durante a prática pedagógica no ambiente formal de ensino. Por meio da pesquisa bibliográfica foram adotados critérios específicos para classificar cada conteúdo: jogo - critério relacionado aos propósitos de utilização; esporte - critério referente à lógica interna; ginástica - critério em relação aos propósitos para prática; dança - critério referente à lógica externa; luta - critério baseado na forma de contato entre os oponentes. Desta forma, chegou-se aos seguintes resultados: categorias do jogo - tradicionais, cooperativos, de tabuleiro, pré-desportivos; categorias do esporte - sem interação com o adversário (precisão, marca, técnico combinatório), com interação com o adversário (rede ou muro, combate, campo e taco, invasão); categorias da ginástica - para saúde, para competição, para demonstração; categorias da dança - folclóricas, clássicas, de rua, circulares, de salão, modernas, eletrônicas, criativas; categorias da luta - curta distância, média distância, longa distância, mista. Ainda ressalta-se que há necessidade de respeitar certas interfaces que ocorrem entre os elementos culturais, como é o caso da categoria da ginástica para competição e a categoria de esportes estéticos, ou então de determinas lutas que podem pertencer à categoria de esporte de combate. Entende-se que essa proposta de classificação de cada conteúdo possibilite uma seleção, estruturação e sistematização destes elementos para a elaboração de planejamentos nos diversos anos da educação básica, procurando contemplar a diversidade inerente nesses elementos da cultura corporal de movimento.

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