Integra

INTRODUÇÃO:

A educação física dentro do ambiente escolar deve se preocupar com o desenvolvimento integral dos alunos, considerando seus avanços motores, cognitivos, sociais e afetivos. Segundo Gonçalves (1994), a educação física escolar é compreendida como a prática sistemática de atividades físicas, esportivas ou lúdicas, que estabelece relação dialética com outros campos do conhecimento, como a biologia, a psicologia, a sociologia e a filosofia. A qualidade das aulas de educação física escolar depende de um conjunto de fatores que podem estar relacionados aos recursos financeiros das Instituições, competência pedagógica dos professores, entre outros. Contudo, tais fatores podem interferir na motivação, interesse e participação dos alunos nas aulas de educação física, gerando um quadro onde muitas vezes os alunos não se sentem atraídos pelas aulas. Diante desta realidade, o presente estudo teve como objetivo verificar quais seriam as vantagens e desvantagens de se participar das aulas de Educação Física escolar, numa visão de alunos que estão na oitava série do ensino fundamental.


 METODOLOGIA:


Este estudo se caracteriza como descritivo exploratório (RUDIO, 1986), pois visou identificar a opinião de alunos do ensino fundamental quanto à educação física escolar. Foram avaliados 194 alunos, dos quais 46,90 % (n= 91) eram do sexo masculino e 53,09 % (n= 103) do sexo feminino, com idade mëdia de 14,49 anos (-13 +19). Para obter a opinião dos alunos quanto aos aspectos relativos à educação física escolar foi construído um questionário com base nos questionários de Silva (1991), Maciel (2004) e Ferreira (2004). Para criar as questões referentes à caracterização da amostra e influência dos professores nas aulas de educação física utilizou-se o instrumento de Ferreira (2004). Para embasamento das questões sobre mudanças que devem ocorrer nas aulas de educação física na visão dos alunos, utilizou-se o instrumento de Silva (1999), e para as questões referentes à desmotivação pelas aulas de educação física foi utilizado o instrumento de Maciel (2004). Desta maneira, o instrumento é composto por 25 questões, sendo 6 questões do tipo fechadas, 5 questões do tipo abertas e 14 questões do tipo mistas. Os dados foram tratados com estatística descritiva (média, freqüência, desvio padrão).


RESULTADOS:

No que diz respeito à satisfação dos alunos em relação às aulas de educação física, 72,7% (141 alunos) relataram estar satisfeitos e apenas 26,3% (51alunos) declararam não estar satisfeitos com as aulas de educação física. Quando perguntado sobre o que poderia mudar nas aulas de educação física, 14,9% (29 alunos) responderam que as aulas deveriam ser mais atrativas e com mais opções de escolha sobre o que fazer e 11,3% (22 alunos) relataram que a decisão sobre o que fazer nas aulas deveria ser dos alunos. Com relação às principais vantagens em se fazer às aulas de Educação Física, 54,12% (105 alunos), responderam o item trabalhar mais seriamente o corpo, tornando-se mais forte, saudável e elegante, ficando logo atrás o item, praticar porque sua turma é unida o que a torna a aula mais alegre e participativa, com 35,05% dos alunos (68 alunos). A respeito das desvantagens e dificuldades encontradas nas aulas de Educação Física, 12,37% (24 alunos) assinalaram a má vontade do professor em ministrar aula e 27,31% (53 alunos) destacaram a pouca colaboração dos alunos com o professor. Sendo que 48,96% (95 alunos) não encontraram nenhuma dificuldade ou desvantagem para fazer as aulas.


CONCLUSÕES:

Diante do exposto acima, sugere-se que a Educação Física Escolar, para os alunos do ensino fundamental, ainda está bem próxima da preocupação com a saúde e estética corporal, uma vez que estes foram as principais justificativas para a sua prática. Por outro lado, o professor exerce um importante papel neste processo, uma vez que é ele o responsável por proporcionar aulas interessantes e atrativas para que todos os alunos possam participar e encontrar motivos e vantagens que se diferenciem de preocupações com estéticas e saúde, e que estes novos motivos passem também a orientar a sua participação nas aulas.