Educação Física e Esporte Escolar: da Formação à Competição.

Por: Câmara dos Deputados. Comissão de Turismo e Desportos.

179 páginas. Cãmara dos Deputados. 2010

Send to Kindle


Sobre a Obra

Apresentação

O Seminário de Educação Física e Esporte Escolar inscrevese como um importante e estratégico evento promovido por esta Comissão para o debate da educação física escolar como um fator de democratização da prática desportiva.

Também definimos, com competência e profundidade, o papel que a educação física ocupa na formação integral da nossa juventude, que esta prática é parte fundamental no processo educativo, capaz de proporcionar aos nossos estudantes as necessárias competências para o seu pleno desenvolvimento.

Perante um Plenário composto por Parlamentares, servidores e técnicos dos Ministérios do Esporte e da Educação, profissionais e dirigentes da área esportiva, atletas, estudantes e membros de organismos internacionais foram debatidos, em painéis organizados sobre os temas, a importância da Educação Física no sistema educacional brasileiro; sobre o desenvolvimento cognitivo e motor estar relacionado com a implementação da Educação Física no sistema no Ensino Infantil; as experiências exitosas em Educação através do Esporte; programas de inspiração internacional; da organização dos jogos e competições escolares como fator de democratização da prática esportiva; e a relação dos jogos escolares com a prática da Educação Física e a seleção de atletas de alto rendimento.

Também destacamos o lançamento da campanha nacional "Educação Física Escolar - plantando cultura, cidadania e saúde", do Conselho Nacional de Educação Física - CONFEF, na presença do seu dirigente João Batista Andreotti Gomes Tojal, cuja parceria é sempre bem-vinda para nossas atividades.

Importante é ressaltar que os debates concluíram por um documento preliminar indicativo, afirmando que a Educação Física e o Esporte Escolar são partes integrantes - complementares Educação Física e Esporte Escolar: da Formação à Competição ação parlamentar e fundamentais - no processo educativo dos jovens brasileiros, por terem a capacidade de proporcionar experiências significativas para o desenvolvimento do ser humano.

Por fim, devo dizer que muito me agrada ver esta relevante discussão que é o debate sobre Educação Física e Esporte Escolar ter sido encaminhada sob a minha presidência nesta Comissão.

Deputado Afonso Hamm
Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados

Endereço: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/4925/educacao_fisica_esporte.pdf?sequence=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.