Educação Física-esportes da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino Entre 1978-2010: 32 Anos de Memória no Município de Sinop-MT

Por: Claudemir Gomes da Cruz.

118 páginas. 2012 13/12/2012

Send to Kindle


Resumo

O percurso histórico da Educação Física escolar se constitui permeado pelas intenções que em cada momento histórico se formavam no contexto social, político e cultural da sociedade. Assim, tem-se como objetivo neste estudo investigar e registrar a história da Educação Física e Esportes da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino no período compreendido entre 1978-2010, identificando os elementos que contribuíram para o processo de difusão da Educação Física-Esportes no município de Sinop, Mato Grosso buscando como operou, atuou no modo de representação coletiva e construção do imaginário da população. O referencial teórico abordou a fundação do município de Sinop originado através dos processos colonizatórios desenvolvidos pelo Governo Federal na década de 70, prevalecendo nesta região o sistema privado de colonização incorporado pelo grupo imobiliário Sinop – Sociedade Imobiliária Noroeste Paranaense, que deu origem ao próprio nome da cidade. Também abordou a fundação da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino e sua condição de existência e participação nas atividades culturais, esportivas, cívicas, festivas, dentre outras do município no período exposto para este estudo, bem como o desenvolvimento da Educação Física e do Esporte no município de Sinop. Dessa forma, a pesquisa mergulhou no universo mencionado, procurando entender os discursos e práticas que em diferentes contextos colaboraram para a construção de diferentes representações sobre a prática da Educação Física e do Esporte. Para tanto, adotou-se como subsídio teórico-metodológico a História Cultural, com abordagem qualitativa, cujas fontes primárias de consulta foram os arquivos da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino (diários de classe, atas de reunião, reportagens de jornais, fotografias), além de entrevistas com professores e ex-professores e a aplicação de questionários com os ex-alunos da escola no período em questão. Constatou-se que a Educação Física trilhou um caminho importante e significativo no município de Sinop tendo como seu alicerce o esporte, pois os resultados obtidos conduziam-na a um lugar de destaque regional e estadual. Percebe-se ainda, que no decorrer de sua história, a Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino teve uma grande contribuição não somente para a educação no município de Sinop, mas contribuiu significativamente para o desenvolvimento esportivo, econômico e social da região norte do Estado de Mato Grosso.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.