Educação Física na Estratégia Saúde da Família: Ferramenta Didática Para os Programas de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus

Por: Érik Imil Viana Farani.

2009 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este estudo consiste na elaboração de uma ferramenta computacional voltada ao docente e discente da área de Educação Física, com foco na atuação deste profissional na Estratégia Saúde da Família. A informática vem sendo introduzida na educação em ritmo acelerado, obrigando educadores e educandos a familiarizarem-se com essa tecnologia. A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento do software educacional “Atividade Física nos Programas de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus na Estratégia Saúde da Família”. Para tanto, utilizou-se uma fundamentação a partir de material bibliográfico existente, bem como o conhecimento teórico prévio do pesquisador. O programa utiliza recursos multimídias, sendo composto por quatro tópicos: Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Obesidade; protocolo de intervenção e um teste avaliativo. Para a confecção do software educacional foram utilizados o ambiente Microsoft Windows e as ferramentas Power Point e Corel Draw, criando-se um ambiente englobando os tópicos apresentados acima, em formato didático-pedagógico de fácil utilização pelos professores. Conclui-se que a multimídia interativa com interface gráfica é um instrumental didático-pedagógico que permite o acesso a um grande número de informações por meio de textos, gráficos e imagens, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a importância do desenvolvimento de estratégias de ensino utilizando recursos computacionais para o ensino de Educação Física.

Endereço: http://web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/dissertacao.asp

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.