Resumo

0 presente estudo teve como objetivo investigar o problema da
falta de material didático e pedagógico de educação física nas escolas
públicas do Município do Rio de Janeiro, a f im de apurar as suas
causas, bem como oferecer subsídios que possam atenuar ou eliminá-lo. A pesquisa de campo envolveu setores que participam do processo
de compras desse material, subdividindo-os em dois grupos de
sujeitos, diferenciados na linha de comando hierárquico, além de
promover levantamento de dados ao nível das escolas, onde existe o
problema. Aplicou-se dois instrumentos de consulta: um roteiro de
entrevistas semi-estruturadas gravadas e um questionário realizado
com perguntas fechadas e abertas, respondido por professores da
matéria. A análise do conteúdo dos instrumentos concluiu pela
procedência das hipótese inicialmente formuladas e de outra
vislumbrada no decorrer dos trabalhos, que confirmavam a falta do material reclamado e a insuficiência de verbas orçamentárias próprias para adquiri-lo, além de constatar a inércia e o despreparo da máquina burocrática da Administração Pública, sério fator de agravamento da questão. Sugere-se a capacitação e reciclagem permanente do pessoal que trata do assunto, assim como prover-se a Lei de Orçamento com dotações específicas e suficientes para suprir as necessidades desse material pedagógico, ao mesmo tempo, atue-se, sobre consciência crítica de autoridade com poder de decisão, no sentido de redirecioná-la em prol dos interesses públicos coletivos, para fortalecer o sistema educacional de ensino com vistas a formar cidadãos aptos para o exercício de cidadania, compromisso ético e constitucional da própria Sociedade, beneficiária maior da excelência do produto que se forjar nas Escolas: o aluno.

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