Educação Física Inclusiva: Perspectivas de Professores Brasileiros

Por: Aline Strapasson, Edison Duarte, Gabriela Harnisch, Jalusa Storch, José Júlio Gavião de Almeida e Maria Luíza Tanure Alves.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A inclusão é compreendida como o direito por todos os indivíduos a uma educação de qualidade no sistema regular de ensino. Seu ponto central é a concretização de uma aprendizagem e participação social efetiva, com a eliminação de barreiras presentes no ambiente escolar O estudo tem como objetivo analisar a concepção de professores de Educação Física sobre a inclusão, identificando pontos positivos e negativos presentes na realidade escolar. Foram aplicados questionários com questões abertas a 18 professores de Educação Física de rede pública de ensino. Estes foram analisados através do método de análise de conteúdo, com a busca de categorias temáticas emergentes. A inclusão é compreendida como participação e aprendizagem de todos os alunos e não apenas de alunos com deficiência. O esporte coletivo figura ainda como conteúdo curricular de grande dificuldade para inclusão do aluno com deficiência. Falta de estrutura física e material, bem como a não aceitação do aluno com deficiência pelo grupo são apontadas como obstáculos à inclusão presentes no cotidiano do professor de Educação Física. Estudos precisam avançar na busca por práticas pedagógicas eficientes para inclusão, com reflexos na reestruturação do processo formativo deste profissional.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.