Educação (física) Infantil: Semiótica, Teoria do Se-movimentar e Relações Comunicativas

Por: Eliane Gomes da Silva e Lucia Helena Sant Agostino.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi construir um arcabouço teórico para a Educação Física Infantil a partir de um diálogo entre a Semiótica de C. S. Peirce, a Sociologia da Infância e a teoria do “Se-Movimentar”. O método utilizado foi o abdutivo/indutivo proposto pela semiótica peirceana, que possibilitou estabelecer relações da Educação Física Infantil com os conceitos de “alteridade”, “experiência”, “conhecimento”, “linguagem”, “semiose” e “hipótese”. Concluiu-se que é necessário conceber a Educação Física como um processo de relações comunicativas efetivada na experiência do movimento expressivo, ou seja, nas significações engendradas pelas crianças e professor no concreto das práticas pedagógicas.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/637

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.