Educação Física e Meio Ambiente: Um Jogo Que Dá Certo

Por: A. S. E. Dollo, S. Stock e V. M. Battistuzzi.

III Congresso Estadual de Educação Física Escolar

Send to Kindle


Resumo

Instituição: Secretaria de Educação de Americana-SP.    

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o estudo dos temas transversais, e estudá-los possibilita a ampliação e a flexibilidade dos conteúdos convencionais. Atualmente, as discussões relacionadas ao meio ambiente têm ocupado um grande e importante espaço nos meios de comunicação. O aquecimento global, a degradação das fontes de água, as queimadas, os poluentes produzidos pelas indústrias e ou pelo esgoto doméstico, são sinais de que estamos maltratando nosso planeta. Sabemos também, que os bosques e praças, espaços para a realização de atividades físicas, estão encolhendo. As áreas livres hoje são: ruas condomínios de edifícios ou zonas industriais ou comerciais. Portanto, o objetivo deste trabalho é chamar a atenção do profissional de educação física, para a importância do conteúdo meio ambiente e educação física e apresentar propostas práticas de atividades relacionadas ao tema. Seguem as atividades: 1-Investigação inicial – perguntar aos alunos o que sabem sobre meio ambiente e comentar a importância dos temas que serão desenvolvidos nas próximas aulas; 2- Elaboração da lista – elaborar com os alunos uma lista dos tipos de lixo que são jogados nos rios, córregos, represas; 3-Vivência - Jogo Limpando o lago; 4- Discussão sobre o jogo - como podemos classificar os tipos de lixo? Separar os lixos (bolas) de acordo com a classificação; 5- Pesquisa – pesquisar o tempo de decomposição dos tipos de lixo; 6- Mural - confeccionar um mural com os dados da pesquisa; 7- Texto informativo e discussão - abordando que os espaços para a realização da atividade física estão encolhendo e os esportes de aventura (arborismo, rappel, caminhadas, dentre outros) estão ganhando muito espaço , mas nem sempre quem pratica essas atividades têm consciência da importância de se respeitar o meio ambiente num contexto geral, onde se pratica tais atividades, e onde vivemos, trabalhamos, e estudamos; 8- Vivência II – Jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre educação física e meio ambiente. Acreditamos que através das propostas apresentadas, os alunos terão contato com os temas de extrema importância envolvendo a educação física e o meio ambiente. Palavras-chave: Educação Física; Meio Ambiente e Temas Transversais. 

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.