Educação Física: Movimento e Compromisso Social (Estudo de Caso)

Por: .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Este trabalho é o resultado de uma tese de doutorado onde utilizou-se uma pesquisa qualitativa, interpretativa sobre o tema do corpo, movimento, educação física e formação profissional com seus conceitos e teorias culminando com um estudo de casoem uma escola de primeiro grau no RS-Brasil.

OBJETIVO: Analisar, entender e interpretar como trabalha o professor de Educação Física, quetem um projeto pedagógico explício, com crianças de 7 anos, que especificamente apresentam dispraxias.

METODOLOGIA: A metodologia do estudo de caso segue um modelo holístico, indutivo e ideográfico. Ainvestigação partiu da prática escolar de um professor de Educação Física. Partiu-se de um projeto pedagógico institucional e de uma análise crítica da prática do profissional de educação física quetrabalhacom alunosdispráxicos (hiperativos) e realizou-se a coleta de informações através de análise de documentos, entrevistas, observação participante, diário e notas de campo. Considerou-se os dados desde a perspectivado professor e do contexto escolar.

CONCLUSÃO: Concluiu-se a investigação identificando-se e caracterizandose a prática pedagógica do professor de educação física com alunos hiperativos. Relacionou-se as evidências encontradas com o projeto pedagógico escolar e sugeriu-se algumas alternativas para a didática da Educação Física (39 grau) sobre a possibilidade de metodologias de ensino na escola de primeiro grau e para a formação permanente dos profissionais de Educação Física.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.