Educação (Física) na Cultura Digital: Memória da Produção de Um Curso na Modalidade EAD

Parte de Formação de Educadores na Cultura Digital: a Construção Coletiva de Uma Proposta . páginas 125 - 153

Resumo

Já há, na sociedade contemporânea, um razoável consenso a respeito da presença e também da importância crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunica- ção (TDIC). Em nosso cotidiano, interagimos cada vez mais através do suporte tecnológico oferecido por elas, seja com nossos interlocutores mais próximos, através de canais de comunicação síncrona ou assíncrona (mensagem de texto, de voz, imagens etc.), seja com fontes de distribuição massificada de informação (portais, jornais e livros digitais, redes sociais etc.). Na chamada cultura da convergência (JENKINS, 2009), até mesmo essas divisões tendem a se tornar mais e mais anacrônicas. É lícito considerar que, com a internet, a experiência humana adentrou irreversivelmente na cultura digital; em outras palavras, estaríamos em um período do nosso processo civilizatório em que os modos de produção, circulação, consumo e reprodução dos significados que atribuímos (e compartilhamos) às coisas, símbolos, técnicas, valores etc. têm um relevante aporte das TDIC.

Acessar Arquivo