Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Percursos Formativos e Profissionais de Professores

Por: Joelma de Souza Nogueira Dalarmi.

145 páginas. 2017 00/00/0000

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Resumo

Este estudo de caso teve como objetivo investigar a constituição da docência de professores de Educação Física que atuam na EJA da rede estadual de ensino de Campo Grande, MS, a partir de seus percursos formativos e profissionais. O foco da pesquisa foi o olhar do próprio professor acerca da sua atuação na EJA, buscando desvelar os desafios vivenciados em seu trabalho pedagógico, considerando a configuração peculiar das turmas, bem como na escola, na relação com os seus pares, tendo em vista que, para muitos, o trabalho na EJA é mantido em segundo plano. Tomando como referência a perspectiva teórica bourdieusiana, a análise partiu do pressuposto de que os professores de Educação Física que atuam na EJA manifestam formas diferentes de pensar e de reagir diante dos contextos vivenciados com os alunos, a partir de suas condições de existência vivenciadas em sua trajetória familiar, de escolarização e de formação. Numa abordagem qualitativa como procedimento metodológico, contou com mapeamento da EJA no estado de Mato Grosso do Sul, evidenciando o espaço ocupado pela Educação Física; apreciação dos projetos pedagógicos de curso para o Ensino de EJA; entrevista com quatro professores que atuam na EJA da rede estadual de ensino de Campo Grande, MS. De acordo com a análise dos dados, os professores são oriundos da camada social média baixa e ascenderam socioeconomicamente, mudando o panorama daquilo que vivenciaram na infância. A essência da natureza prática da Educação Física que experimentaram na educação básica foi, em grande parte, reproduzida na formação inicial. Na fase adulta, a prática constante do esporte perdeu o lugar para o trabalho. No entanto, a prática não deixou de ser repassada. A reprodução continua no formato professor-aluno, porém os agentes são outros: o aluno/atleta de ontem é agora o professor. O espaço da Educação Física na EJA evidenciou um campo de luta social, no qual os interesses de dominação que norteiam as políticas de educação continuam segregando alunos e professores, que se encontram no mesmo ambiente e com o mesmo objetivo: atuação no mundo do trabalho.

Endereço: http://repositorio.cbc.ufms.br:8080/jspui/handle/123456789/3020

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