Resumo

Este trabalho tematiza a Educação Infantil apresentando a peculiaridade da Educação Física nessa etapa da Educação Básica. A inserção da Educação Infantil na Educação Básica é relativamente nova no Brasil e é marcada por múltiplas dificuldades que permeiam a prática pedagógica, mesmo com todas as legislações vigentes. Fazendo-se como inaugural, a Educação Física nessa etapa de ensino se depara com a particularidade de enfrentar o desafio da indissociabilidade do brincar – cuidar – educar, como elementos fundantes que envolvem o processo de ensino aprendizagem de crianças de cinco anos de idade. Esta pesquisa tem por objetivo investigar as possíveis dificuldades encontradas pelos professores da Educação Física, em definir e planejar atividades didático-pedagógicas para crianças na Educação Infantil. Em consequência desse objetivo, procurou-se desenvolver estudos e práticas educativas voltadas à Educação Física para fomentar a autoria docente na Educação Infantil dos sujeitos da pesquisa. Para tanto, realizamos um estudo sobre os seguintes eixos: Educação Infantil, Educação Física na Educação Infantil, saberes docentes e formação continuada de professores de Educação Física na Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram três professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil em Campos de Júlio - MT. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista, realizada de forma estruturada aos professores, e o diário de campo. A pesquisa foi realizada durante os meses de abril e julho de 2019, totalizando 12 encontros. A análise dos dados foi baseada nas entrevistas realizadas com os professores, nas transcrições dos encontros e nos diários de campo. Foi possível investigar na pesquisa que os professores veem a formação continuada como um recurso para melhoria da sua prática docente. Diante das angústias e dificuldades do cotidiano, eles acreditam que a formação continuada é um complemento de sua formação inicial. Nesse processo de formação, colaborativamente, por meio das trocas de experiências, dos saberes teóricos e práticos e dos momentos reflexivos, os professores passaram a enxergar o seu lado docente a partir de outro prisma, desenvolvendo relações consigo, com os seus pares e também com o contexto em que estavam inseridos. Assim, após esse ato inusitado de formação continuada, conseguimos dar início à configuração docente dos professores, sujeitos deste estudo. Tanto quanto é possível alcançar de tal processo, visto que ele é contínuo e se transforma diariamente, ações e reflexões são geradas e contribuem para a melhoria da prática dos docentes de Educação Física que atuam na Educação Infantil.

Arquivo