Resumo

Os bebês ingressam em instituições de Educação Infantil a partir dos primeiros meses de vida e o número de pais que procuram estas instituições aumenta profusamente. Por isto, estudar as possibilidades do ambiente e de materiais para estes bebês constitui importante tema de investigação. Esta pesquisa teve como objetivo investigar sobre o ambiente e materiais para bebês na Educação Infantil e foi regida pela análise qualitativa descritiva e pela pesquisa-ação. Participaram deste estudo 87 bebês entre 6 e 24 meses de idade e 20 professoras, em um berçário de uma universidade estadual no interior do estado de São Paulo. Foram realizadas reuniões de planejamento com a equipe pedagógica do berçário, além de 224 sessões práticas com os bebês. Como resultado, a atuação do professor de Educação Física no berçário, em diálogo com a Pedagogia, contribuiu para a estruturação de um espaço físico e a elaboração de materiais que atendessem aos bebês em suas necessidades de conhecer o mundo pela exploração sensorial e motora, e pela socialização. Concluiu-se que a escolha dos materiais para bebês deve ter como base, ao menos, três aspectos (segurança, higiene e funcionalidade), e devem ser pensados, confeccionados e organizados de maneira a atrair a atenção dos bebês, com uma grande variedade de cores, formatos, tamanhos, aromas, sabores e/ou sons, proporcionando ambiente aconchegante, acolhedor, seguro e desafiador. Nesse contexto, a integração entre professores de Pedagogia e de Educação Física mostrou-se muito significativa. Além disso, afirma-se que o professor de Educação Física pode orientar, não apenas na mediação das tarefas realizadas, mas também na escolha e no planejamento do ambiente e dos materiais, auxiliando os bebês em suas construções, promovendo a comunicação e interação do bebê com o meio, em um ambiente facilitador para que o bebê possa explorar, experimentar, observar e ressignificar o mundo por meio de vivências sensoriais e motoras

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