Educação Física na Educação Infantil: Discutindo a Formação Inicial e o Interesse de Atuação de Acadêmicos de Educação Física/licenciatura Neste Nível de Ensino

Por: Bruna Girelli Pochmann e Derli Juliano Neuenfeldt.

Cinergis - v.16 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Física é componente curricular obrigatório para e Educação Básica, que abrange Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Objetivo: analisar e discutir a formação inicial e o interesse de atuação de acadêmicos de Educação Física, na Educação Infantil. Método: pesquisa qualitativa realizada com trinta acadêmicos de um curso de Educação Física – Licenciatura do RS/Brasil, que no semestre 2014B possuíam 80% da graduação concluído e com três professores que ministram aulas neste mesmo curso. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo onze questões para os alunos e com os professores foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada, através da interpretação das respostas dos questionários e entrevistas, sendo estabelecidas categorias de análise para que fosse possível desenvolver uma reflexão sobre o estudo. Resultados e considerações finais: pode-se perceber que os alunos estão preparados para atuar com a Educação Infantil, pois disseram ter preparo, apesar de alguns não conhecerem métodos de ensino que podem ser aplicados nas aulas de Educação Física, para Educação Infantil. O possível campo de atuação mais citado pelos alunos foi os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que obteve 30% de escolha. Pôde-se perceber que se faz necessário reavaliar o currículo do curso para que os alunos possam ter uma melhor compreensão das contribuições da Educação Física, na Educação Infantil.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5594

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.