Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender os significados e sentidos que professores e professoras de Educação Física na Educação Infantil atribuem a estratégia de grupos de estudo no processo de formação continuada da rede municipal de Santo André. Mais especificamente a pesquisa buscou: compreender a concepção de Educação Física na Educação Infantil de professores e professoras que atuam na Educação Infantil do Município de Santo André e descrever e interpretar a visão dos professores e das professoras de Educação Física sobre o papel de suas experiências formativas em grupo de estudos no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Trata-se de pesquisa qualitativa de enfoque descritivo-interpretativo. Os instrumentos de coleta foram: 1. questionário online 2. entrevistas em grupo focal por meio de videoconferência. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da estratégia de análise temática. Os sujeitos foram recrutados na rede de contatos da pesquisadora que também é professora da referida rede de educação, com anuência da responsável pela formação continuada dos professores de Educação Física do Município. Participaram da pesquisa 2 professores e 5 professoras que formaram um grupo de estudo em 2019, dentro do processo formativo da rede municipal que tinha como temática a Educação Física na Educação Infantil. A análise dos resultados evidenciou que os professores e professoras fundamentam a Educação Física na Educação Infantil em referenciais da psicologia do desenvolvimento e da psicomotricidade; reconhecem, entretanto que é preciso avançar nessa concepção, buscando estratégias de escuta das crianças; valorizam a formação continuada institucional como momento de aquisição de saberes e troca de experiências; reconhecem a dificuldade de compreensão sobre como deve funcionar um grupo de estudos, mas valorizam a experiência como estratégia formativa que permite a reflexão colaborativa sobre a prática potencializada pela diversidade de pontos de vista entre os docentes e pela troca de práticas e reflexões por meio de aplicativo de mensagens, mas advogam que é necessário aperfeiçoar o planejamento do trabalho formativo. Segundo os sujeitos, o grupo de estudos que se concretizou em 2019 foi limitado por atropelos do calendário de atividades como a realização dos jogos escolares , momentos burocráticos, falta de clareza sobre seus objetivos, espaço e tempo inadequado e descontinuidade entre as sessões; sugerem que a formação em grupo de estudo se efetive a partir de planejamento mais efetivo e de acompanhamento mais próximo da coordenação.

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