Educação Física na Educação Infantil: o Caso da Construção de Uma Proposta Pedagógica em Escola Pública de Educação Infantil de Porto Alegre/rs

Por: .

100 páginas. 2016 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este Trabalho tem como objetivo compreender como acontece a construção, a estruturação e a realização de uma Proposta Pedagógica de Educação Física em uma escola de Educação Infantil, de forma coletiva e como pode contribuir para o ensino e aprendizagem desse Componente Curricular. Do mesmo modo, reflete sobre a Formação Inicial em Educação Física a partir das experiências construídas no Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da experiência enquanto Monitor desta disciplina. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Como uma Proposta Pedagógica de Educação Física pode ser construída, estruturada e realizada em uma escola de Educação Infantil? A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, que confere oportunidade para que os participantes do estudo não sejam meros espectadores, mas, que possam participar e auxiliar na pesquisa de forma ativa, tornando-se, dentre outros elementos, também pesquisadores. Como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Questionário aplicado aos responsáveis das crianças, equipe pedagógica e diretor da escola e Observação Participante das aulas de Educação Física e da Hora do Pátio da escola; Diário de Campo; e Análise dos seguintes Documentos da escola: Projeto Político Pedagógico, Plano de Estudos, Projetos Pedagógicos, Página do Facebook e Planos de Ensino dos estagiários de Educação Física pesquisa foi realizada em uma Escola de Educação Infantil da cidade de Porto Alegre/RS, campo do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Os principais resultados da pesquisa foram organizados em três categorias de análise: Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento dos Responsáveis Pelas Crianças; Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento da Equipe Pedagógica e Diretor da Escola; O que Trabalhar Na Educação Física Desta Escola de Educação Infantil – A Construção de Uma Proposta Coletiva. Na primeira categoria relatei a importância da EF na EI na visão dos Responsáveis pelas crianças, sendo a análise realizada com base nos questionários respondidos. Na segunda categoria utilizei o questionário respondido pelos representantes da escola sobre a EF na EI, a partir de uma perspectiva pedagógica. Na terceira categoria fiz uma relação entre as duas visões anteriores, suas aproximações e possíveis distanciamentos. Para finalizar, destaco que esse processo de construção coletiva é de suma importância, pois, a partir dele e da escuta das pessoas envolvidas, foi possível perceber a manifestação de reconhecimento da comunidade escolar em relação à Educação Física na Educação Infantil, além de, se perceberem protagonistas e colaboradores ativos do processo coletivo.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/157067

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.