Educação Física na Educação Infantil: o Futuro Professor na Relação com as Crianças

Por: Atos Prinz Falkenbach.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.1 - 2006

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Resumo

O presente estudo investiga as práticas de ensino do Curso de Educação Física. - Estuda a ação-reflexão-ação do acadêmico na atividade docente, a aplicação e compreensão de recursos teórico/práticos em estudo no Curso. De corte qualitativo é um estudo de casos. Os protagonistas do estudo são acadêmicos do Curso de Educação Física que ministram aulas de Educação Física em Escolas de Educação Infantil na cidade de Lajeado – RS. As observações e entrevistas realizadas permitiram destacar as seguintes evidências categorizadas em: a) relação teoria e prática dos acadêmicos na prática docente; b) dificuldades e facilidades na relação com as crianças; c) o processo de açãoreflexão-ação dos acadêmicos no cotidiano da prática. As conclusões do estudo permitem compreender que o acadêmico consegue relacionar os conhecimentos refletidos no Curso de Educação Física na prática docente. As referências de autores são difíceis aos acadêmicos que compreendem o conhecimento ministrado no Curso, mas com pouca relação epistêmica. São perceptíveis as dificuldades relacionais entre acadêmico e crianças, bem como o empenho do primeiro na busca de resoluções para o fato. A ação-reflexão-ação dos acadêmicos foi realizada com finalidades de melhorar as relações entre as crianças e dos professores com as crianças, bem como maior segurança para as intervenções em situações de conflito e dificuldades entre as crianças. Finalmente o estudo sobre a ação pedagógica do acadêmico em momentos de prática de ensino permite compreender o processo formativo desempenhado no Curso.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/674/679

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