Resumo

Encontramos na Educação formações iniciais que não se mostram suficientes para o exercício da docência, formações continuadas que não envolvem o cotidiano escolar e decisões governamentais que prejudicam toda a comunidade escolar, admitindo professores que não foram devidamente formados em suas áreas de atuação, negligenciando o ensino de componentes curriculares, tal como é o caso da atual situação do ensino de Educação Física na Educação Infantil no município de Uberlândia, em Minas Gerais. Além disso, a legislação brasileira que trata da Educação Física na Educação Infantil é ainda lacunar. A presente pesquisa parte das seguintes questões norteadoras: Qual é o papel da Educação Física na Educação Infantil? Como tem acontecido o trabalho de professores de Educação Física na Educação Infantil? Em quais aspectos o trabalho educativo desenvolvido por professores de Educação Física em instituição de Educação Infantil nos ensina sobre os limites e as possibilidades da Educação Física na educação de crianças no espaço-tempo da pré-escola? Qual tem sido a relação entre o trabalho de planejamento destes professores e a legislação vigente? O trabalho pedagógico tem acompanhado a realidade escolar? Este estudo teve como objetivo contribuir para o repensar da formação inicial e continuada do professor de Educação Física para atuar na Educação Infantil. Para tanto, a presente pesquisa constituiu-se como uma investigação de caráter qualitativo, combinando descrição e análise de práticas educativas de uma professora de Educação Física que trabalha em instituições de Educação Infantil no município de Uberlândia, buscando responder ao seguinte questionamento: Como tem sido desenvolvida a prática educativa de professores de Educação Física na Educação Infantil nas escolas da Prefeitura Municipal de Uberlândia? Buscar respostas para tal problema de pesquisa implicou a realização de um trabalho de campo envolvendo a formulação e aplicação de questionário e observação da prática educativa de uma Professora de Educação Física e suas duas turmas de crianças com 4 e 5 anos, além de uma entrevista semiestruturada com essa docente. Selecionamos essa professora a partir de seu desempenho no questionário, que nos mostrou parecer ser uma profissional responsável, conhecedora das legislações e demonstrou proximidade com os referenciais teóricos que apresentamos na pesquisa. Com isso, pudemos buscar compreender como é realizada a prática dessa professora e a coerência entre suas abordagens e sua docência. Encontramos fundamentos que nos levaram a considerar a professora competente e coerente com suas visões de infância apreendidas durante sua formação e que reafirmam a função da Educação Física na Educação Infantil. Apontamos elementos ausentes na prática dessa professora para aprimorar a qualidade de seu trabalho e a constante necessidade de repensar os cursos de formação inicial.

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