Educação Física na Educação Infantil: Produção de Saberes no Cotidiano Escolar

Por: Amanda de Pianti Rosa, André da Silva Mello, Marcos Vinicius Klippel, Sebastião Josué Votre e Wagner dos Santos.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.36 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Analisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e
das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem
práticas pedagógicas que concebem a criança como “sujeito de direitos” e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1309

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.