Educação Física na Educação Infantil: Uma Análise Ao Currículo Desenvolvido Pelas Instituições de Educação Infantil da Cidade da Maxixe

Por: Cremilda Manuel, e Sónia de Jesus Ricardo.

VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o currículo desenvolvido pelos/as educadores/as nas creches, jardins-de-infância e centros infantis da Cidade da Maxixe/Moçambique. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa através das técnicas de entrevista semiestruturada e observação. Estiveram envolvidos na pesquisa 10 educadores/as que fazem parte das 5 instituições de educação infantil visitadas. A partir do trabalho de campo foi possível compreender que o currículo de Educação Física desenvolvido pelos/as educadores/as, vai ao encontro dos objetivos traçados pelas instituições de Educação Infantil, que trata do desenvolvimento integral dos/as seus/suas educandos/as, proporcionando um processo de ensino e de aprendizagem adequado para as crianças, propondo-lhes atividades lúdicas. Por outro, permite às crianças maximizem as suas potencialidades, onde o mais importante é o fato de que elas estão incluídas em todos os programas de planeamento e da seleção dos conteúdos pelos/as educadores/as. Constatamos que existe a necessidade de incrementar atividades que possam desenvolver a corporeidade nas crianças, visto que os/as educadores/as têm dificuldades de compreender as expressões produzidas pelo corpo das crianças.

Endereço: http://motricidades.org/conference/index.php/cpqmh/8cpqmh/schedConf/presentations

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.