Educação Física na Etapa Inicial do Ensino Fundamental: o Olhar dos Professores Especialistas e Regente de Classes de Escolas Municipais de Cubatão/sp

Por: Liliane Soares de Oliveira.

210 páginas. 2007 18/12/2007

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como preocupação central discutir o modo como professores de Educação Física e professores regentes de classe se manifestam acerca da identidade deste componente curricular na etapa inicial do Ensino Fundamental. Partindo da noção de que a identidade de um componente curricular encontra-se permeada de impressões oriundas do olhar dos sujeitos que a determinam, objetivou-se transpor um caminho investigativo que possibilitasse questionar tal objeto em seu contexto de expansão, institucionalização e legitimação. Para atingir tal intuito, alçou-se mão do referencial teórico específico da área que contempla as discussões em torno da Educação Física, sobretudo fundamentadas nas contribuições de Valter Bracht, com base no entendimento deste componente curricular como um processo de construção histórica. Recorrendo à metodologia de análise documental e análise de conteúdos, discutidos à luz de estudiosos que se apóiam na pedagogia histórico-crítica, procurou-se estabelecer relações entre os discursos a fim de elaborar o diagnóstico da posição ocupada pela Educação Física no currículo. Obteve-se, através de entrevistas semi-abertas, resultados nos quais se observou que a construção da identidade se faz em meio a tensões e conflitos revelados no cerne do desenvolvimento das atividades escolares e que, por sua vez, apontam o caráter hierarquizado e subalterno que o componente ocupa no currículo do nível de ensino pesquisado, nas escolas selecionadas. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Profa. Dra. Nereide Saviani.

Endereço: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/111

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.