Resumo

INTRODUÇÃO 

Este trabalho busca refletir a relação que a Educação Física (EF) enquanto área do conhecimento mantém com a Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi observar de que forma a produção do conhecimento em EF pelo Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA tem se moldado a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) desse Curso. Nesse sentido, ao considerar que ainda é recente a produção do conhecimento na EF, dentro de uma tendência cultural, herança de um cenário acrítico, em que seus resquícios se arrastam até hoje na área (NEIRA, 2016, p.11). Traça-se a necessidade de ampliarem-se as possibilidades de debater a EF com uma abordagem cultural e plural, seja dentro ou fora da escola, mas que ao mesmo tempo, traga elementos interculturais presentes nesses debates, afim de também contribuir em forma de avanço à EF. Em um plano interdisciplinar, observa-se que assim como na EF pode-se encontrar trabalhos envolvendo outras áreas, em outras áreas, pode-se também encontrar pesquisas voltadas ou direcionadas a EF. Nessa direção, na Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA, existe uma quantidade significativa de produções associadas à área da EF.

Arquivo