Educação Física nas Diretrizes da Unesco: o Paradigma da Aptidão Física e da Saúde na Formação do Capital Humano

Por: Giovanni Frizzo e Maristela da Silva Souza.

Movimento - v.25 - n.1 - 2019

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Resumo

O presente artigo objetiva analisar o paradigma da aptidão física e da promoção da saúde como perspectiva da Educação Física (EF), a partir das diretrizes da UNESCO, que regulam a EF em âmbito internacional. Tomamos como ponto de referência o documento “Diretrizes em Educação Física de Qualidade: para gestores de políticas”. Dois aspectos são destacados nessas Diretrizes: o caráter da EF na formação dos indivíduos e a relação causa-efeito da atividade física e saúde. Tais elementos nos permitem indicar que a perspectiva da EF e do esporte como promotores de saúde e disciplinamento são fatores constituintes da formação do capital humano. Portanto, mais importante do que realizar atividades físicas é aprofundar os conhecimentos das práticas corporais, para que se eleve o patamar de compreensão acerca dos fenômenos, com caráter emancipador.

Endereço: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/76037

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