Resumo

Este estudo teve como objetivo de verificar a concepção dos professores e dos alunos sobre uma boa aula de Educação Física e a Prática Pedagógica. A fundamentação deste estudo está centrada nas concepções de Educação Física, processo de ensino, a aula, variáveis relativas ao sucesso pedagógico do professor e do aluno, competência pedagógica e a Educação Física do 2º grau. Num primeiro momento deste trabalho, buscou-se conhecer como a Educação Física estava organizada em Santa Maria nas escolas de 2º grau, utilizando-se de uma entrevista semi-estruturada, aos coordenadores da Educação Física nas escolas, com o objetivo de conhecer-se a realidade e poder o pesquisador definir sua amostra. Numa 2a fase, buscou-se conhecer a concepção dos professores e dos alunos sobre uma boa aula de Educação Física. Participaram nesta fase da pesquisa, 10 (dez) professores e 158 (cento e cinqüenta e oito) alunos, onde a Educação Física era organizada por modalidade (opções do desporto pelos alunos), utilizando-se de um questionário para tal. Na 3a fase, foram filmadas 1 (uma) aula de cada professor e dos respectivos alunos que fizeram parte da fase 2, buscando verificar se a aula de Educação Física acontecia conforme concepção dos professores e alunos. Verificou-se que, durante as aulas, apareceram os indicadores, citados pelos professores e alunos, como necessários para ter-se uma boa aula. Percebeu-se, também, aulas, onde os alunos cumprem ordens, não questionando o sentido dessas, aulas, recebendo informações, sem aparentemente refletir no seu sentido, reflexões essas que poderiam levá-los a uma maior autonomia de pensamento e ação.

Acessar