Resumo

É inegável a importância do aspecto motor ser trabalhado no decorrer da infância. Aescola, enquanto meio educacional, é responsável poroferecer à criança oportunidade de uma ótima prática motora, ela é essencial, determinantenoseu processo de desenvolvimento. Em1982Canfield (1984) verificou que os alunos das três primeiras séries escolares das escolas de Santa Maria, RS, tinham duas aulas semanais de Educação Física (74%), comduração de 40 a 50 minutos (78%), acontecendo principalmente no pátio e na sala de aula, utilizando bolas, cordas e bastões. Após 15 anos, em 1997, foi novamente realizadoo diagnóstico, sendo aplicadoo mesmo questionário, quando foi verificado que estes aspectos continuam acontecendo com percentuais semelhantes, com exceção para o tempo da aula que diminuiu para 59.8% entre 40 e 50 minutos, aparecendo 23.9% dos professores dizendo que não tem tempo fixo. Os principais acontecimentos que ocorreram nas aulas apresentaram diferenças nestes 15 anos, diminuindo a freqüência dos relativos a atuação do professor (planejamento, estrutura das aulas, exigência na execução correta das tarefas e dirigir as atividades), aumentando o percentual de ocorrência dos relativos à maior participação dos alunos (liberdade para criarem atividades, jogos, usode materiais e poderem escolher os grupos). Poderíamos dizer, por estes dados, que os professores estariam ministrando as aulas dentro de uma linha mais progressista, menos centrada no professor. Mas, um fato tem que ser salientado: no primeiro diagnóstico 36,6% eram professores de Educação Física, para 11% no segundo. Será que os resultados seriam diferentes se esta situação fosse outra?