Editora FADEUP. Portugal 2023. 497 páginas.

Sobre

Ao jeito de introdução (muito breve)

Quando iniciamos o estudo sobre o estado de crescimento e desenvolvimento motor de crianças do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Matosinhos, após a sua “libertação das amarras” da pandemia da COVID-19, rapidamente percebemos que teríamos de ir além do inicialmente projetado.

Os resultados do primeiro ano do estudo nas cerca de 1500 crianças das 32 escolas mostraram um espaço enorme para a intervenção educativa do(a)s professore(a)s de educação física, professore(a)s titulares, encarregados de educação e setor educativo da autarquia. Mas também nossa, isto é, da equipa de investigação.

Um dos produtos, “novinho em folha”, é este livro – Educação física no 1º ciclo do ensino básico: um manual para professores. Qual é o seu propósito? Muito simplesmente (i) propor a todo(a)s o(a)s professore(a)s um roteiro diferente para refl etirem sobre a sua missão e operacionalização, (ii) apresentar um conjunto atualizado de dados sobre as múltiplas facetas do seu mister educativo, (iii) descrever aspetos centrais do crescimento e desenvolvimento motor, e (iv) propor diferentes formas de avaliação das crianças.

Estes quatro pontos refl etem a essência dos quatro blocos do livro, sendo que cada um contém seis capítulos. No total temos 24 capítulos. O bloco I trata dos Fundamentos da Educação Física no 1.º ciclo do ensino básico; o bloco II refere Aspetos Educativos e Epidemiológicos relevantes deste ciclo de ensino; o bloco III aborda temas do Crescimento e Desenvolvimento Motor das Crianças, e o bloco IV da Avaliação de quê? Porquê? E para quê?

Todos os capítulos foram escritos, sempre, com o professor de educação física e o(a)s seus(suas) aluno(a)s em mente. Por exemplo, os capítulos do bloco IV, que tratam da avaliação, são eminentemente práticos, com inúmeros casos de como interpretar os resultados, a que se acrescentou rotinas do excel para facilitar a vida ao(à) professor(a) para gerar, automaticamente, relatórios individuais dos(as) seus(uas) aluno(a)s.

Os 24 capítulos foram escritos por um conjunto de autores americanos, brasileiros, canadianos e portugueses. Todos são especialistas reconhecidos nas suas áreas de conhecimento e intervenção. Eis os seus nomes e fi liação académica:

Arquivo