Educação Física no Hospital Psiquiátrico São Pedro: Uma Experiência de Familiarização e Estranhamento nas Entrelinhas dos Relatos de Estágio

Por: Deise Francelle dos Santos.

120 páginas. 2016 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação tem por objetivo compreender de que maneira os estudantes de graduação em Educação Física relatam suas experiências com a clausura durante o estágio em saúde mental no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). Fundamentase nos aportes teóricos produzidos a partir do movimento em prol da da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica, bem como busca inspiração analítica nos princípios da desinstitucionalização da loucura. A pesquisa é de corte qualitativo com metodologia centrada na análise documental proposta por André Cellard (2008; 2012) e incrementada pelo relato da experiência da própria pesquisadora in loco. A operacionalização da investigação contou com duas etapas desenvolvidas entre os meses de outubro de 2015 e abril de 2016. A primeira, refere-se à experiência de dois meses ininterruptos da pesquisadora no estágio de familiarização dentro dos serviços de saúde mental oferecidos pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro. A segunda, emerge da análise documental sobre os relatórios de estágio em saúde mental dos estudantes de Educação Física que realizaram seus estágios nesta mesma instituição. A partir da análise dos relatos, foi possível notar que o estágio em saúde mental foi tratado mais na perspectiva de cumprimento de uma demanda de familiarização com o HPSP do que de um movimento de estranhamento à manutenção do controle e confinamento dos sujeitos nos dias de hoje. Pelo que pude perceber nas entrelinhas dos relatos, os estagiários veem a Educação Física mais como uma ferramenta de contenção, presa às demandas orgânicas do cuidado, do que um espaço para reflexões sobre os serviços substitutivos e a aposta na reinserção social do sujeito. Em conclusão, penso que para aprofundar os efeitos da Reforma Psiquiátrica é preciso também pôr em marcha um movimento "antiestágio- manicomial".

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/151419

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.