Resumo

Este estudo objetivou identificar a percepção que os alunos e professores do Ensino Médio, período noturno, de determinados colégios públicos apresentam em relação às aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo descritivo analítico que foi realizado de maneira transversal em 5 dos 26 colégios que oferecem o ensino noturno da cidade de Cascavel/PR. Os participantes desse estudo foram 15 alunos de cada um dos 5 colégios pesquisados, totalizando 75 alunos. Além disso, fizeram parte 05 professores que ministram a disciplina de Educação Física, sendo um de cada colégio. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se dois questionários distintos, sendo um para os alunos, com 12 questões fechadas, e um segundo para os professores, com 13 questões fechadas. Os dados foram submetidos ao tratamento estatístico descritivo, com percentuais máximos e mínimos. Foi possível identificar algumas circunstâncias enfrentadas pelos professores de Educação Física que atuam no período noturno, dentre elas, destacamos a legislação regente que torna as aulas facultativas para alunos trabalhadores, a falta da valorização da disciplina pelos alunos em detrimento das que são exigidas em vestibular, os escassos materiais em alguns colégios, a oferta de espaços negligenciados para as aulas práticas ou o compartilhamento da quadra com outros profissionais no mesmo horário. Quanto aos alunos, ressalta-se que eles desejam aulas mais dinâmicas que oportunizem diferentes vivências, em especial para as práticas esportivas contemporâneas. Deixando clara a necessidade de mudanças imediatas e a participação de todos os “atores” inseridos no contexto dos colégios para uma melhor valorização da Educação Física no Ensino Médio noturno.

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