Resumo

A motivação e a satisfação estão ligadas ao prazer, podendo influenciar o desempenho em realizar as atividades do dia a dia, ou seja, quanto mais satisfeito e motivado um indivíduo se encontra maior a possibilidade da realização de forma gratificante e com qualidade dos seus afazeres, o mesmo sendo válido para a população infantil, incluindo as atividades no meio escolar. Assim, nota-se que a Educação Física escolar tem uma influência grande com relação à motivação e à satisfação do aluno em frequentar o ambiente escolar, uma vez que a Educação Física propõe diferentes conteúdos programáticos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) tais como: Lutas; Ginástica; Esportes; Jogos e brincadeiras; Práticas corporais de aventura e Dança. Porém, muitas vezes as aulas não apresentam uma gama de conteúdos e atividades que agrade o seu público fazendo com que a criança se sinta desmotivada pela prática da aula. Assim, o objetivo do estudo foi analisar o nível de motivação e satisfação mediante diferentes aulas de Educação Física com base nos conteúdos temáticos propostos pelo CREP entre escolares Participaram deste estudo 56 crianças com idade 8 a 11 anos de idade de ambos os sexos devidamente matriculadas nos terceiros [13 meninas (9.27±0.79 anos; 16.38±2.11 kg/m2) e 10 meninos (9.34±0.64 anos; 18.75±4.68 kg/m2)] quartos [4 meninas (10.15±0.84 anos; 20.77±3.84 kg/m2) e 12 meninos (9.81±0.35 anos; 16.79±2.14 kg/m2)] e quintos [10 meninas (10.86±0.55 anos; 18.59±3.15 kg/m2) e 7 meninos (10.91±0.32 anos; 21.44±4.08 kg/m2)] anos do Ensino Fundamental, nas escolas selecionadas do Município de Ribeirão do Pinhal. Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), os alunos participantes realizaram previamente as avaliações antropométricas [peso, altura, índice de massa corporal (IMC)] e diferentes modelos de aula com base nos conteúdos de aulas de Educação Física propostos pelo CREP.

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