Resumo

A escolha da profissão é um dos maiores desafios com o qual nos defrontamos na vida devido à importância de que se reveste e das dificuldades que enfrentamos. Além disso, nem sempre estamos preparados para realizar essa escolha. Uma boa escolha profissional é valiosa tanto para o indivíduo, quanto para a comunidade em que o mesmo está inserido, pois é através da profissão que desempenhamos uma função social. Os objetivos deste estudo visam identificar que motivos levaram jovens universitários a escolher a Educação Física como profissão, bem com verificar se essa escolha está ligada a situações de escape. Participaram 449 discentes, recém ingressos no Curso de Educação Física de quatro Universidades privadas da cidade do Rio de Janeiro. Os discentes, todos voluntários, foram submetidos a um questionário, previamente validado, com perguntas objetivas e subjetivas, assistidos e orientados pelo pesquisador. Os dados foram tratados e analisados no software Graphpad Instat, utilizando os testes Qui-quadrado com correção de Yates e o teste exato de Fisher para verificar se existe associação entre gênero sexual e turno cursado, sendo considerado significativo quando apresentaram p = 0,05. A escolha da Educação Física como profissão, predominantemente, não está ligada a situações de escape, sendo que a maioria absoluta dos indivíduos que escolhe esta carreira, o faz porque realmente deseja trabalhar nesta área. Em contrapartida, os indivíduos que ingressam no curso de Educação Física não têm a menor idéia do que é a profissão e qual sua importância na sociedade, realizando, portanto, a escolha sem informação. Palavras-chave: Escolha Profissional, Profissão, Escolha, Educação Física.

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