Editora CREF/DF- FEF/UnB/GEPAFI, 2007. Brasil 2007. 218 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Esta publicação apresenta posições de renomados pesquisadores do Brasil e do Exterior, atuantes no campo de intervenções e pesquisas sobre atividades físicas para idosos.

Ela é fruto do VII Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade VII SIAFT apresentada aos estudiosos e pesquisadores da área agora em sua segunda edição, no formato digital.

O VII SIAFT promoveu a integração dos profissionais e estudiosos para divulgar e discutir as tendências nacionais e internacionais das pesquisas no campo das atividades físicas para idosos; disseminar informações sobre a produção científica e publicações especializadas sobre atividade física para a terceira idade. Além disso, o VII Seminário proporcionou espaço para apresentação das produções e experiências de intervenção na área da atividade física para idosos. Este livro apresenta o resgate histórico sobre a disseminação do conhecimento sobre atividade física e envelhecimento no Brasil, realizado pelo Prof. Alfredo Faria Júnior.

Este livro apresenta o resgate histórico sobre a disseminação do conhecimento sobre atividade física e envelhecimento no Brasil, realizado pelo Prof. Alfredo Faria Junior.

Traz também as questões do envelhecimento nas suas idiossincrasias, fragilidades e possibilidades humanas, como espaço de revisão e construção como bem apresenta o texto da Prof.ª Altair Lahud. Ao mesmo tempo em que com a Prof.ª Maria Lais as questões políticas e sociais são levantadas e discutidas.

À luz de três teorias psicossociais sobre o envelhecimento bem sucedido, a Prof.ª Jessie Jones destaca que o sucesso do envelhecer centra-se na capacidade de adaptação do indivíduo às mudanças provenientes da existência humana. A questão é tratada, ainda, sob a ótica da influência de fatores ambientais pelo Prof. Eino Heikkinen.

Enquanto a Prof.ª Sandra Matsudo revê a produção que relaciona envelhecimento, atividade física e saúde; a Prof. Ana Patrícia apresenta a atividade física como recurso terapêutico inserido no rol de opções disponíveis para a manutenção da saúde óssea.

Os professores Linda Ueno, Paulo Farinatti e Sandor Balsamo levantam importantes questões relativas à fisiologia circulatória, fisiologia da marcha e à fisiologia muscular, respectivamente. A Prof.ª Roberta Rikli apresenta e discute a questão da avaliação física e funcional do idoso.

As bases teóricas e metodológicas da Educação Física para idosos são discutidas pelos professores José Francisco, Silene Okuma, Maria Luíza e Márcio Moura que apresentam experiências e sugestões de intervenção. 

Nas produções científicas - temas livres e pôsteres - o foco central das discussões é a atividade física e suas relações com o ser idoso. A temática é abordada nas dimensões: Educação, Esporte e Lazer, Psicossocial e Saúde. 

Procuramos, desta forma, integrar percepções e posicionamentos acerca de alguns fatores relacionados à atividade física que influenciam as diferentes formas de viver e envelhecer. 

Os organizadores

Arquivo