Educação Física e Práticas Corporais Alternativas: o Trabalho com o Corpo em Questão

Por: Juliana Cesana.

Motriz - v.14 - n.4 - 2008

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Resumo

O presente estudo se preocupou em mapear o campo de atuação da Educação Física em relação as "Práticas Corporais Alternativas" (PCAs), no sentido de identificar as interações ocupacionais existentes entre estas duas áreas, e evidenciando seus pontos em comum no que diz respeito a possibilidade de atuação no campo da Educação Física. Entende-se por práticas corporais alternativas (PCAs) as práticas corporais relacionadas ao movimento humano, cujo desenvolvimento acontece de ‘forma’ não convencional e/ou ‘não tradicional’, a exemplo do ioga, tai-chi-chuan, entre outros. Constituiu-se como um estudo de caso da UNESP/ Rio Claro e contou com a participação de oito pessoas com histórias de vida relacionada às PCAs, como praticantes, profissionais ou pesquisadores. Os resultados apontaram para uma convergência entre as áreas, sobretudo na relação corpo-movimento, sendo que as PCAs apresentam para a Educação Física uma visão holística do trabalho corporal, constituindo-se como um novo leque de possibilidades para esse trabalho.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2135/1905

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