Resumo

Com a chamada crise da Modernidade ou da razão, fez-se necessário melhor entender os caminhos epistemológicos da razão e os seus projetos que se anunciam na Modernidade e que trazem visões de mundo diferentes, estabelecendo na forma de interpretar a realidade distintos paradigmas filosóficos com formas específicas de chegar ao conhecimento. Ao nosso ver, a importância da Educação Física em entender a racionalidade não consiste somente em estabelecer como se pesquisa, mas compreender que os projetos históricos da realidade expressam-se pelas opções filosóficas e pela maneira como estabelecemos a relação conhecimento-realidade. A Educação Física com isto, compromete-se através de suas bases teóricas com o embate ideológico presente na sociedade e com a apropriação do conhecimento pelos seus alunos que os levam a compreender a realidade que os cerca. Problematizou-se o caráter epistemológico da área, que direciona seja de maneira implícita/explícita o processo educativo, contextualizando para isso a questão: Educação Física escolar no contexto moderno: como se estabelece o movimento de contraposição entre os diferentes projetos de racionalidade? Para isto, num primeiro momento, compreendeu-se os caminhos da razão na história e seus projetos que se anunciam na I Modernidade através dos pensamentos filosóficos do Positivismo, Materialismo Histórico e Teoria Crítica. A concepção pós-moderna será discutida sob as críticas destas perspectivas. Num segundo momento, tendo este quadro teórico, se pensou a apropriação da Educação Física dos diferentes projetos de razão e o envolvimento da mesma nesta discussão, quando na busca da produção de conhecimento. Neste caso, em especial, no trato com o conteúdo esporte e as abordagens metodológicas que explicitam um pressuposto filosófico para a Educação Física escolar.

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