Educação Física Uma Prática Multicultural

Por: Akaline Rodrigues de Oliveira, Catarina da Silva Gama, Thiago Araújo Ribeiro e .

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Este trabalho tem por objetivo identificar práticas didático- pedagógicas, que levem em consideração a multiculturalidade presente em escolas publicas da Região Metropolitana do Recife, tendo por ponto de partida o conhecimento anterior trazido pelos alunos para dentro da escola. Ou seja: de que maneira os saberes populares enquanto conhecimentos multiculturais, trazidos pelos alunos para dentro das escolas são tratados no âmbito da Educação Física? Para tanto, foram selecionadas cinco escolas da Região Metropolitana do Recife, a partir do critério da presença da cultura local nos projetos políticos pedagógicos da escola.

Métodos e resultados:
Feita a revisão bibliográfica, o estudo esta entrando na fase de entrevistas semi estruturada balizada pela análise de conteúdo, tal como recomendado por BARDIN (1996).

Conclusão:
É possível observar mudanças significativas no trato com o ensino e a aprendizagem nas escolas onde a presença do multiculturalismo se faz presente enquanto norteador da dinâmica escolar. No entanto, em relação à Educação Física especificamente falando, não é possível fazer tal afirmação, dado que o trabalho de campo ainda não está concretizado.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.