Resumo

O presente estudo, pretendeu verificar se uma proposta alternativa de Educação Física para o 2 grau que valorize a formação integral do aluno é capaz de modificar a percepção que os alunos têm da mesma. Para tanto, esta proposta procurou ser desenvolvida com base em dois objetivos: instrumentalizar o aluno para a prática permanente da atividade física, para que ele tenha condições de ser o sujeito de sua saúde e possibilitar ao aluno conhecer as várias dimensões da realidade a partir de uma análise crítica da história da Educação Física brasileira. O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede estadual em Porto Alegre durante o segundo semestre letivo de 1988. Os sujeitos da pesquisa correspondiam a 19 alunos do sexo masculino do 1 ano do 2 grau. O trabalho está dividido em três etapas. Na primeira, aplicamos um questionário aberto com a seguinte questão: O que é Educação Física? para verificar qual a percepção que os alunos tinham da mesma. Na segunda etapa, procuramos aplicar a proposta elaborada. Na última etapa procuramos aplicar novamente o questionário inicial para verificar se houve modificação na forma de perceber a Educação Física. Para análise dos questionários utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Na análise do primeiro questionário verificamos que permanece uma visão tradicional de Educação Física que procurará valorizar somente o aspecto físico do indivíduo. Na análise do questionário de terceira etapa, verificamos que a proposta oportunisou aos alunos perceberem a Educação Física sob diversos enfoques. Os alunos passaram a identifica-la como um meio de se promovera saúde. Ela está comprometida com conteúdos cognitivos. Ela também está engajada na luta pela desmistificação da realidade, respeita também a individualidade do aluno. Podemos verificar que os objetivos previamente estabelecidos pelo programa alternativo de educação física foram alcançados, na medida que, este trabalho possibilitou mudanças na forma de perceber a Educação Física por parte dos alunos.