Resumo

A QUESTÃO CURRICULAR CONSTITUI UM DOS ASSUNTOS MAIS DISCUTI­DOS NO INTERIOR DA COMUNIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA DOS CURSOS DE LI­CENCIATURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS. O MO­MENTO ATUAL DE REESTRUTURAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS NOVOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLETE A NECESSIDADE PRIOMORDIAL DE DISCUTIR E POLEMIZAR A PROBLEMÁTICA DO CURRÍCULO. DENTRO DESSE CONTEXTO, ESSE ESTUDO JUSTIFICA-SE NA MEDIDA EM QUE BUSCA CONTRIBUIR NO CRESCIMENTO DAS DISCUSSÕES E PROCURA REPOS­TAS PARA QUESTÕES AINDA POLÊMICAS, COMO A DEFINIÇÃO DO PERFIL PRO­FISSIONAL, O PAPEL DOS PROFESSORES NESSA NOVA VISÃO DE CURRÍCULO E A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-FILOSÔFICA QUE PERMEIA IMPLÍCITA E EXPLICI­TAMENTE A CONSTRUÇÃO DE UMA GRADE CURRICULAR. A PROPOSTA DE UMA RECONCE ITUALIZAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DAS BASES, DA DISCUSSÃO COM A COMUNIDADE ENVOLVIDA E DA ANÁLISE DA INS­TITUIÇÃO ONDE ESSE CURRÍCULO SE INSERE, CONSTITUI A CONTRIBUIÇÃO DESSE ESTUDO A TÃO IMPORTANTE PROBLEMÁTICA.

Acessar