Resumo

Este estudo busca compreender a realidade da Educação de Jovens e Adultos no contexto do componente curricular Educação Física em uma escola da rede pública do Distrito Federal. Nessa perspectiva, entende-se que a aproximação que a Educação Física proporciona aos alunos e à comunidade escolar carece de mais investigações com base em possíveis efeitos e desdobramentos, tornando este o maior desafio enfrentado por essa modalidade ao longo dos anos. Dessa forma, tem-se como objetivo principal deste estudo analisar as relações e percepções das aulas de Educação Física no sentido de entender o caminho que leva ao abandono e à evasão, utilizando como categoria o interesse pelas aulas e pela escola, tomando como pressuposto teórico os conceitos de educação não formal e a aprendizagem ao longo da vida. Como proposta metodológica, adotou-se o modelo quantitativo, descritivo, com abordagem do tipo survey. Assim, foi aplicado um questionário em uma escola de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal, versando sobre eixos norteadores aos quais possibilitou compreender a dinâmica de presença, participação, interesse e motivação nas aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontaram que a Educação Física, tem grande potencial de aproximar o aluno da escola; que as especificidades da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos devem considerar as experiências externas ao currículo formal; de que há necessidade específica de uma abordagem que corresponda ao contingente de jovens atualmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos uma vez que a Educação Física, mesmo tendo grande capacidade de manter a motivação e participação dos alunos durante as aulas, ainda necessita de um formato que consiga demonstrar essa capacidade como componente curricular. Como conclusão, o estudo apresenta evidências de que Educação, Educação de Jovens e Adultos devem proporcionar aos envolvidos o desenvolvimento da identidade por meio de aproveitamento de suas experiências prévias, valorizar e compreender a percepção por parte dos alunos com relação às aulas na Educação de Jovens e Adultos e utilizar-se das aprendizagens diversificadas e significativas realizadas em situações educativas

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